Flumazil

Princípio ativo: flumazenil

O FLUMAZIL (Flumazenil) é indicado para reversão da sedação consciente induzida por benzodiazepínicos em crianças maiores que 1 (um) ano de idade.
O FLUMAZIL (Flumazenil) está indicado na reversão completa ou parcial dos efeitos sedativos dos benzodiazepínicos sobre o sistema nervoso central. Assim, é usado em anestesia e em unidades de terapia intensiva nas seguintes indicações.
Em anestesiologia
Encerramento de anestesia geral induzida e mantida com benzodiazepinas em pacientes hospitalizados.
Neutralização do efeito sedativo dos benzodiazepínicos em procedimentos diagnósticos e terapêuticos de curta duração em pacientes hospitalizados e de ambulatório.
Neutralização de reações paradoxais dos benzodiazepínicos.
Em terapia intensiva
Diagnóstico e tratamento de superdosagem com benzodiazepinas.
Para determinar, nos casos de inconsciência de causa desconhecida, se a droga envolvida é um benzodiazepínico, outro medicamento ou ainda se é devida à lesão cerebral.
Para neutralizar, especificamente, os efeitos exercidos sobre o sistema nervoso central por doses excessivas de benzodiazepínicos (restabelecimento da respiração espontânea e da consciência a fim de evitar a intubação e extubação consequentes).

O FLUMAZIL é bem tolerado em adultos e crianças. Em adultos é bem tolerado mesmo quando excede a dosagem recomendada.
Queixas de ansiedade, palpitações e medo foram observadas após injeção rápida de FLUMAZIL. Estes efeitos indesejáveis geralmente não necessitam de tratamento específico.
Em casos de intoxicação mista, especialmente com antidepressivo cíclico, cuidados especiais são necessários, uma vez que os efeitos tóxicos (como convulsões e arritmia cardíaca) destas drogas associadas na superdosagem podem surgir com a reversão dos efeitos dos benzodiazepínicos pelo FLUMAZIL.
Há relatos de crise convulsiva em pacientes epilépticos ou com severo prejuízo da função hepática, particularmente após longo período de tratamento com benzodiazepínicos ou em caso de intoxicações mistas.
Injeções rápidas de FLUMAZIL devem ser evitadas em pacientes expostos a altas doses e/ou por longos períodos aos benzodiazepínicos, nas semanas anteriores ou até uma semana antes do uso do FLUMAZIL, pois pode desencadear síndrome de abstinência, incluindo agitação, ansiedade, labilidade emocional, leve confusão, distorções sensoriais e convulsões (Vide Posologia). No caso do aparecimento desses sintomas, injeções de pequenas doses de benzodiazepínicos revertem o quadro. Esses efeitos colaterais podem ser evitados com a utilização lenta de pequenas doses de Flumazil, que serão aumentadas cautelosamente, dependendo da necessidade do paciente.
Há casos de ataque de pânico com o uso de FLUMAZIL em pacientes com história de Síndrome do Pânico.
Em alguns casos foram relatadas ocorrências de náusea e/ou vômitos durante o uso em anestesiologia.
Nenhuma alteração de função hepática ou renal foi observada.

Bula completa

Produto Apresentação Preço Máximo em SP


× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.