Euglucon 5 Mg

Princípio ativo: glibenclamida
Classe: hipoglicemiantes orais

Diabetes mellitus não insulinodependente (tipo II, diabetes do adulto) sempre que o tratamento dietético se revelar insuficiente.

Náuseas, flatulência epigástrica e diarréia (raras), hipersensibilidade incluindo reações alérgicas cutâneas reversíveis com a suspensão do Euglucon (raras), possíveis reações alérgicas cruzadas com sulfonamidas e derivados de sulfonamida, efeitos no sistema hematopoiético como trombocitopenia, leucopenia, agranulocitose (casos muito raros), anemia hemolítica (casos muito raros), icterícia colestática e hepatite (casos individuais). Foram relatados distúrbios do sistema endócrino com prejuízo do controle metabólico da hiperglicemia e alterações do estado de alerta do paciente requerendo cuidado ao dirigir ou operar máquinas. - Interações medicamentosas: o álcool pode potencializar a ação de Euglucon; alcoolismo crônico pode provocar diminuição de seu efeito. Superdosagem: quadro clínico: hipoglicemia leve: dor de cabeça, irritação, inquietação, excesso de suor, insônia, tremores, diminuição da atenção e do rendimento. Hipoglicemia severa: distúrbios neurológicos e coma hipoglicêmico. A superdosagem com sulfoniluréias pode causar hipoglicemia. Os sintomas de hipoglicemia leve, sem perda de consciência ou distúrbios neurológicos devem ser tratados de forma enérgica, através da administração de glicose por via oral, e ajustes na administração do fármaco e na alimentação do paciente. As reações hipoglicêmicas graves, como coma ou outros problemas neurológicos ocorrem com pouca freqüência, porém necessitam de hospitalização imediata. Caso ocorra um coma hipoglicêmico deve-se administrar uma solução concentrada de glicose (50%), seguida por infusão contínua de uma solução de glicose mais diluída (10%) mantendo-se o nível da glicemia acima de 100 mg/dL. Os pacientes devem ser cuidadosamente controlados por um período de 24-48 horas, uma vez que o episódio hipoglicêmico pode reaparecer após uma aparente recuperação clínica.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.